quarta-feira, 31 de março de 2010

Pilates

Grande novidade na Natasul.
Foi inaugurado dia 29/03 o Studio Pilates Natasul, uma excelente opção de exercícios para condicionamento físico, reabilitação, equilíbrio e postura.


Confira!
http://www.natasul.com.br/
Fone: 33431410

sábado, 27 de março de 2010

Zona alvo de treinamento


Uma forma simples e pratica para avaliar a intensidade dos exercícios aeróbios é a verificação da freqüência cardíaca.
Possuir esta habilidade é muito importante para que se possa avaliar se o exercício aeróbio está sendo realizado em uma intensidade adequada.
A técnica para esta verificação é feita através do apoio dos dedos indicador e médio sobre a artéria radial situada no prolongamento da linha do polegar, ou sobre a artéria carótida no pescoço.
A Freqüência cardíaca recomendada para o treinamento aeróbio de pessoas sadias fica em torno de 60 à 85% da freqüência cardíaca máxima.
A formula proposta por Karvonen determina que a freqüência cardíaca máxima é 220-idade.
A partir deste valor calcula-se 60% como a FC mínima e 85% como a máxima para um trabalho que vise condicionamento aeróbio e emagrecimento.
Como verificar?
Imediatamente ao termino do exercício verifica-se a freqüência em 15 segundo. Multiplica-se este valor por 4 para saber os valores por minuto ou pode-se usar também os valores absolutos em 15 segundos comparando-se com os valores ideais para este período.
Se os batimentos ficarem entre os valores de 60 à 85% é um forte indício de que a atividade foi eficiente e segura.
Existem outras formulas e métodos para o cálculo da zona alvo de treinamento, peça ajuda a um professor de Educação Física caso tenha dificuldade.
Cabe ressaltar que o profissional mais habilitado para ensinar a verificar a F.C. é o professor de Educação Física. Esta pratica deveria, na minha opinião, fazer parte do currículo escolar nas aulas de educação física.

É isto aí pessoal quem tiver dificuldade de encontrar o pulso, me peça uma ajuda na academia.
Abraço.

sexta-feira, 19 de março de 2010

World Sleep Day


Um dos aspectos extremamente importante em um programa de condicionamento físico é o período de descanso.
Não só um tempo apropriado de recuperação pós-treinamento, mas uma boa qualidade de sono é fundamental para obtenção de bons resultados com os programas de treinamento.


Segue um informativo que encontrei no site português www.portaldasaude.pt


O Dia Mundial do Sono, celebrado a 19 de Março, é um evento internacional que visa chamar a atenção para a associação entre sono e saúde, educação, aspectos sociais e condução. Em 2010, o lema da data comemorativa é "Durma bem, fique saudável”.
O evento foi lançado no dia 14 de Março de 2008 com o objetivo de reduzir os danos provocados por desordens do sono, na sociedade, através da aposta na prevenção e no tratamento.
Este ano, o programa da data comemorativa, promovida pela Associação Mundial da Medicina do Sono, prevê o envolvimento de grupos locais na promoção da saúde do sono, a apresentação de materiais educativos, um concurso para as melhores produções sobre o Dia Mundial do Sono e a exibição de vídeos históricos.
Declaração do Dia Mundial do Sono:
• As desordens do sono constituem uma epidemia global que ameaça a saúde e a qualidade de vida;
• Muito pode ser feito para prevenir e tratar as desordens do sono;
• As primeiras medidas a tomar prendem-se com a chamada de atenção dos profissionais e do público em geral para a necessidade de agir;
• As desordens do sono são passíveis de prevenção e devem ser tratadas.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Atividade física, exercício físico e esporte


Nadar, caminhar, correr, jogar futebol, são ações que podem ser observadas sob vários enfoques.
Correr, por exemplo:
Posso correr para fugir da chuva, posso correr em uma esteira sob a orientação de um professor com o objetivo de emagrecer, ou posso correr competindo em uma maratona.
Deste modo, o ato de correr, em si, pode ser visto de várias maneiras, seja como uma atividade física como simplesmente fugir da chuva, seja como um tipo de exercício físico realizado em uma esteira ou mesmo como um esporte competitivo como as provas de corrida do atletismo. E como agora estamos em um país olímpico, acho oportuno ajudar a divulgar definições que nos ajudem a entender melhor como as diversas manifestações e práticas corporais fazem parte de nosso contexto.
Entendo que a compreensão destas definições, além de ser fundamental para os profissionais da saúde e educadores no desenvolvimento de suas práticas, poderia ser de conhecimento comum, contribuindo para a cultura de todos.
Seguem as definições apontadas pelo Conselho Regional de Educação Física ( CREF2/RS )

ATIVIDADE FÍSICA
Atividade física é todo movimento corporal voluntário humano, que resulta em um gasto energético acima dos níveis de repouso, caracterizado pela atividade do cotidiano e pelos exercícios físicos. Trata-se de comportamento inerente ao ser humano com características biológicas e sócio-culturais.
No âmbito da intervenção do profissional de Educação Física, a atividade física compreende a totalidade de movimentos corporais, executados no contexto de diversas práticas: ginástica, exercícios físicos, desportos, jogos, lutas, capoeira, artes marciais, danças, atividades rítmicas, expressivas e acrobáticas, musculação, lazer, recreação, reabilitação, ergonomia, relaxamento corporal, ioga, exercícios compensatórios, atividade laboral e do cotidiano e outras práticas corporais.

EXERCÍCIO FÍSICO
Seqüência sistematizada de movimentos de diferentes segmentos corporais, executados de forma planejada, segundo um determinado objetivo a atingir.
Uma das formas de atividade física planejada, estruturada, repetitiva, que objetiva o desenvolvimento da aptidão física, do condicionamento físico e habilidades motoras ou reabilitação orgânico funcional, definido de acordo com diagnóstico de necessidades ou carências específicas de seus praticantes, em contextos sociais diferenciados.

DESPORTO / ESPORTE
Atividade competitiva, institucionalizado, realizado conforme técnicas, habilidades e objetivos definidos pelas modalidades desportivas, determinado por regras preestabelecidas que lhe dá forma, significado e identidade, podendo também, ser praticado com liberdade e finalidade lúdica estabelecidas por seus praticantes, realizado em ambiente diferenciado, inclusive na natureza ( jogos: da natureza, radicais, orientação, aventura e outros ). A atividade esportiva aplica-se, ainda, na promoção da saúde e no âmbito educacional de acordo com diagnóstico e/ ou conhecimento especializado, em complementação a interesses voluntários e/ ou organização comunitária de indivíduos e grupos não especializados.

Entre os objetivos da Power Local qual ou quais você considera mais importante?

Entre os grupos musculares que trabalhamos na aula, quais os grupos musculares que você mais importante?