domingo, 30 de maio de 2010

Convenção de fitness na Sogipa ( 17ª Convenção Brasil 2010 )


A dica agora é a convenção de fitness na Sogipa que geralmente ocorre nesta época do ano.
17ª Convenção Brasil 2010
Inicia dia 3/6 e vai até dia 6/06 lá na Sogipa

É sempre ótima oportunidade para se atualizar, rever conteúdos e trocar experiências. Vale tanto para os colegas da Educação física, como também para fisioterapeutas e nutricionistas.

Para quem não é da área ou não pretende fazer cursos, vale a pena uma visitinha no estande da convenção. O estande é interessante, pois se pode encontrar vários artigos e materiais esportivos ( roupas, tênis, livros, equipamentos etc. )


Abraço !

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Circunferência abdominal

O risco à saúde está associado não somente a gordura total do indivíduo, mas também a sua localização.
A literatura define dois perfis de distribuição de gordura corporal.
Perfil maçã ( caracterizado para prevalência de gordura abdominal )
Perfil pêra ( caracterizado com maior quantidade de gordura nos quadris e coxas )
Estes tipos de distribuição de gordura corporal também são definidos como “andróide” ( gordura predominante no abdômen e tórax ) e “ginóide” ( gordura localizada mais no quadril e membros inferiores )
Vários estudos já demonstraram que o acúmulo de gordura na região abdominal aumenta o risco de doenças cardiovascular. Logo, a gordura acumulada nesta região parecer ser mais perigosa que a gordura de característica ginóide.
Segue um quadro mostrando como pode ser realizada a medida, e os valores limites de circunferência abdominal baseado no sexo e grupo étnico.

Como obter medidas saudáveis para o abdômen ?

Como o grande vilão do abdômen é a gordura, é fundamental emagrecer ( diminuir gordura corporal ) para diminuir as medidas abdominais.
Logo, uma balança energética negativa, gastar mais energia no dia-a-dia do que se consome, irá ajudar muito na diminuição do volume abdominal.
Não preciso dizer que exercício físico regular irá contribuir com o gasto energético. Porém, além dos exercícios, adotar hábitos alimentares saudáveis, evitando excesso de frituras, gorduras, doces e bebidas gasosas, além de ser mais ativo do ponto de vista motor, movimentando-se mais, certamente já irá ajudar muito com as medidas abdominais e conseqüentemente com a saúde em geral.

Outras recomendações que irão ajudar.

Aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras e integrais ( frutas, legumes e verduras )
Comer devagar e mastigar bem os alimentos
Evitar períodos longos sem se alimentar ( 5 – 6 refeições diárias )
Moderar no consumo de bebidas alcoólicas e abusas no consumo de água. Consumir peixes ricos em Omega 3, evitas carnes com gordura aparente, queijo amarelo e refrigerantes.

Entre os objetivos da Power Local qual ou quais você considera mais importante?

Entre os grupos musculares que trabalhamos na aula, quais os grupos musculares que você mais importante?