terça-feira, 15 de junho de 2010

Campanha de Combate e Controle da Hipertensão

O Ministério da saúde alerta que o número de pessoas com hipertensão no Brasil aumentou de 21,5%, em 2006, para 24,4%, em 2009.

Segue um vídeo muito legal da campanha de combate e controle da hipertensão.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Ciclo menstrual e exercícios

Alguns teóricos acreditam que o método de tratamento para cura de doenças denominado sangria, teria sido encorajado por Sócrates ao observar que as mulheres quando sangravam ( menstruavam ) acabavam logo melhorando seu estado de saúde.
Acreditasse Sócrates não entendia a fisiologia da menstruação, mas ao observar que as mulheres que eram acometidas por edemas, dores de cabeça, cansaço ( e todos efeitos comuns da tenção pré menstrual conhecidos hoje), melhoravam com a menstruação. Logo, passou a adotar a sangria para tratamento médico independente da doença que seu paciente apresentasse. Cortavas se uma veia do paciente para que o individuo sangrasse acreditando-se que deste modo pudesse melhorar a enfermidade.


Hoje já se sabe os fenômenos associados à menstruação, mas do ponto de vista da pratica de exercícios e esporte até 1950 ainda existia muito tabu entre treinadores e atletas.
Segundo Ramos, “É valido lembrar que os modernos conhecimentos ligados ao ciclo menstrual começaram a surgir aproximadamente na metade do século atual”. Até mesmo a qualidade dos produtos de higiene ( absorventes ) começaram a melhorar somente neste período.


Em relação ao ciclo menstrual e a pratica de exercícios, é importante saber que o nível de aptidão e rendimento, sofrem influência com o período hormonal em que se encontre. Uma das explicações para entender o porquê simplesmente um dia os exercícios estão mais ou menos difíceis que outros, sem que tenha havido mudanças na intensidade dos exercícios.


Inclusive, com base nestes fenômenos, muitas atletas chegam e regular o ciclo menstrual com medicamentos de acordo com o calendário de competições.
Bõckler citado por Weineck, (1991) propõe 4 fases distintas do ciclo menstrual que influenciam no rendimento.

1- Fase da menstruação.
1° ao 4° dia. A perda de sangue na menstruação é pequena e não chega a alterar o rendimento. Nesta fase o treinamento pode seguir normalmente.
2- Fase pós-menstrual.
5° ao 11° dia. O aumento nos níveis de estrogênio e noradrenalina têm influencia positiva no rendimento. O estado hormonal melhorar o desempenho neste período e por conseqüência o treinamento pode ser intensificado.
3- Fase inter-mentrual. Também chamado de período ovulatório e pós ovulatório. Alguns autores sugerem intensidade de trabalho de média a alta.
12° ao 22° dia.
4- Fase pré-menstrual.
23° ao 28° dia. Aumento nos níveis de progesterona influenciando negativamente na performance. Nesta fase, em função do estado hormonal, é comum que os exercícios se tornem mais difíceis. É o momento que se pode reduzir um pouco a intensidade dos exercícios.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Efeitos dos exercícios de força sobre a pressão arterial de indivíduos hipertensos

Resumo.

É consenso na literatura, a importância e a eficiência dos exercícios aeróbios no tratamento não farmacológico de indivíduos hipertensos na diminuição crônica dos níveis pressóricos . Porém, em relação a exercícios de força parece ainda haver controvérsias, que podem, por vezes, desencorajar os profissionais da saúde na recomendação e utilização desses exercícios. Com base nessa problematização o presente estudo de revisão bibliográfica teve como objetivo analisar o que os pesquisadores estão observando em relação aos exercícios de força para estes indivíduos. Para isso, relatamos inicialmente alguns estudos que evidenciam a influência positiva do treinamento aeróbio na diminuição dos níveis pressóricos de indivíduos hipertensos. Posteriormente são relatados pareceres que desaconselham exercícios de força, com base nas respostas cardiovasculares que apresentam aumento elevado nos níveis pressóricos. No decorrer do estudo é apresentado argumento de autores favorável a estes exercícios para promoção de saúde dos hipertensos. Estes autores baseiam-se principalmente no duplo produto e acreditam que os exercícios de força não chegam a oferecer riscos aos hipertensos. Concluímos deste modo, que os exercícios de força não parecem ser tão eficientes na diminuição crônica da pressão arterial, quando comparados aos exercícios de aeróbios moderados, porém parecem ser de fundamental importância na melhoraria da qualidade de vida do hipertenso, melhorando sua capacidade de força e sua segurança cardiovascular para desempenhar tarefas do dia-a-dia que impõem a necessidade de promover força muscular mais intensa.

Segue o link com o artigo completo que publiquei no site da EF ARTIGOS sobre exercícios de força e hipertensão.

http://efartigos.atspace.org/fitness/artigo38.html

Veja também a apresentação do artigo em Power Point

http://jofrefitness.blogspot.com/2009/12/exercicios-de-forca-e-hipertensao.html

abraço.

Entre os objetivos da Power Local qual ou quais você considera mais importante?

Entre os grupos musculares que trabalhamos na aula, quais os grupos musculares que você mais importante?