sexta-feira, 30 de julho de 2010

Resultado das enquetes

Um dos recursos do Blog que mais gostei foi a possibilidade de fazer enquetes. Este recurso é interessante principalmente para as turmas de ginástica, já que em função da dinâmica das aulas com som alto, intervalos reduzidos, concentração com os movimentos e também por ser uma atividade em grupo, fica difícil trocar idéias e conversar mais tranquilamente. Diferentemente das sessões de musculação onde se tem mais tempo para conversar.
Estas informações das enquetes servem com feedback muito importante para mantermos a Power Local sempre com a nossa cara. Sempre com base nos princípios de treinamento físico e de acordo com as necessidades e objetivos que temos.


Entre os principais objetivos que temos com a Power Local, os mais votados foram:
1º 27 votos ( 72% ) Definição muscular.
2º 24 votos ( 64% ) Condicionamento físico e saúde.
3º 15 votos ( 40% ) Emagrecimento.
4º 11 votos ( 29% ) Prevenção.
5º 04 votos ( 10% ) Hipertrofia.
6º 02 votos ( 05% ) Desempenho para modalidades desportivas.
7º 00 votos ( 00% ) Outros.

Entre os grupos musculares que o grupo acha importante na Local.
1º 22 votos ( 73% ) Glúteos.
1º 21 votos ( 70% ) Abdominais.
3º 14 votos ( 46% ) Membros inferiores.
4º 08 votos ( 26% ) Braços ( bíceps e tríceps ).
5º 01 votos ( 03% ) Tórax ( Cintura escapular ).


É isto aí pessoal! Obrigado a pela participação na enquete. Só lembrando que apesar da formalidade da enquete, podemos sempre falar e trocar idéias sobre as aulas lá na academia, já que depois da aula eu sempre fico ali na musculação atrapalhando o treinamento do pessoal hehehe....

Importância dos exercícios

Cada vez mais os avanços tecnológicos, os novos eletrodomésticos e outras facilidades da vida moderna, controle remoto, espremedores de frutas, serviços de tele entregas, entre outros, acabam nos imobilizando e nos privando de movimentos e tarefas motoras do dia-a-dia. Crianças já não se movimentam tanto, não sobem em árvores, não sabem mais pular ou arremessar. Preferem brincar no computador ou em vídeo game.
Este estilo de vida das facilidades tecnológicas vem desenvolvendo as chamadas " enfermidades hipocinética " , problemas e doenças adquiridas principalmente pela falta de movimento e atividades físicas.
Do ponto de vista fisiológico e morfológico não somos capazes de nos adaptar a esta atitude imóvel que as tecnologias geram. Somos um corpo, um corpo criado para o movimento e que necessita se movimentar. Alguns cientistas acreditam que ainda estamos em um processo de aprendizado e adaptação da nossa postura de bípede, e já estamos querendo ficar sentados !!!
Não temos simplesmente um corpo que pode ser usado somente quando queremos, como um eletrodoméstico ou um automóvel que pode ser desligado e guardado. Nós somos este corpo, e a natureza do que somos não foi feita, ou pelo menos não esta adaptada, para ficar imóvel.
Desta forma, resolvi contemplar a prática de atividades físicas fazendo uma lista com vários benefícios que os exercícios regulares promovem ajudando a evitar as tais doenças hipocinéticas e melhorando nossa saúde e bem estar.


Melhor estabilidade articular
Aumento de massa óssea
Aumento do colesterol HDL
Diminuição da freqüência cardíaca de repouso
Diminuição da pressão arterial
Melhor utilização da insulina
Controle da obesidade
Diminuição de riscos de varizes
Diminuição do risco de derrame cerebral
Diminuição do risco de aterosclerose
Diminuição de lombalgia
Aumento da força
Aumento da flexibilidade
Melhora da capacidade aeróbia
Melhora da capacidade anaeróbia
Melhora da postura
Aceleração na recuperação de cirurgias e lesões
Melhorar da qualidade do período gestacional
Facilitação no momento do parto
Facilitação da mecânica respiratória
Melhora da densidade óssea
Aumento da eficiência do sistema imunológico
Estímulo da otimização do crescimento
Autoconhecimento ( corporeidade )
Melhora do humor
Diminuição do estresse.

Ufa !!!! quantas coisas.
Sem falar na sociabilização, conhecer pessoas, fazer amigos, aprender, conviver...
Fazer exercícios, uma sábia decisão.

http://natasul.com.br/
Grande abraço.

domingo, 4 de julho de 2010

Avaliação da composição corporal

Um dos aspectos importantes na avaliação física é a composição corporal.
Avaliar a composição corporal permite uma compreensão mais precisa sobre o peso que o indivíduo possui. Apenas medir o peso e ver a sua relação com a altura não permite saber se efetivamente estamos com um peso apropriado, ou mesmo se estamos engordando ou emagrecendo em um programa de condicionamento físico. Esta relação peso e altura é avaliada pelo IMC ( índice de massa corporal ), e é obtida através do seguinte cálculo: divisão da massa do indivíduo pelo quadrado de sua altura.
Esta avaliação de medida não é o suficiente para analisar a relação peso e altura, pois ignora justamente do que é composto o peso avaliado. É comum encontrar pessoas com um IMC normal ou baixo e que mesmo assim estão acima do peso, assim como pessoas efetivamente magras que podem ter um IMC elevado.
Para evitar este tipo de erro e avaliar mais precisamente a evolução do peso é preciso considerar a composição corporal.
Existem vários métodos e protocolos utilizados para avaliação da composição corporal.
O método mais utilizado nas academias é o método de dóbras cutâneas ( DOC ). Este método consiste em medir, através de um adipometro, a gordura subcutanea para analisar a quantidade de gordura, a sua distribuição, e o percentual de gordura corporal.
Este método permite observar quanto aproximadamente do peso corporal corresponde a gordura, e só assim saber se estamos ou não com um peso apropriado.
Para efeito de avaliação, é possível se deter somente aos valores absolutos das dóbras avaliadas ou mesmo no somatório delas. Pode-se também submeter os valores obtidos a um protocolo para calcular o percentual de gordura.
O Prof. Roberto Costa realizou, um estudo em Santos com 1092 indivíduos, de 20 a 69 anos de idade para observar o perfil de gordura na população brasileira. Costa avaliou as respectivas dobras (tríceps, subescapular, supra-ilíaca, abdominal e coxa medial) e considerou o somatório das cinco dobras para avaliar as características desta população.
O autor estabeleceu como valores desejáveis para a saúde os que se encontrem entre os percentis 10 e 75.
Os valores obtidos neste estudo são apresentados nos quadros abaixo:

Clique na tabela para ampliá-la.


O Protocolo que usamos na Natasul utiliza justamente as cinco dobras que Costa avaliou em seu estudo.
Deste modo, segue uma tabela onde calculei os percentuais de gordura utilizando os valores da tabela acima com base no protocolo que usamos na academia. Assim, podemos comparar nossos resultados com os achados desta pesquisa.

Lembrando que os valores considerados saudáveis corresponde ao intervalo entre os percentis 10 e 75. Por exemplo: O percentual de gordura considerado saudável para mulheres de 30 a 39 anos de idade, com base no protocolo de Faulkner, fica entre 15,8% e 23,0%.

Clique na tabela para ampliá-la.






Certo!?
Qualquer dúvida falamos na Academia.

Entre os objetivos da Power Local qual ou quais você considera mais importante?

Entre os grupos musculares que trabalhamos na aula, quais os grupos musculares que você mais importante?