segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Aniversário da Natasul

Dia 24/09, sexta feira, vamos comemorar o aniversário da Natasul.


A festa será na Sogipa e terá jantar e show ao vivo. Não dá pra perder, afinal nós treinamos para poder aproveitar a vida.
Então combinado, sexta dia 24/09 nosso encontro será lá na Sogipa.

Segue o link da academia com os detalhes da festa.


domingo, 19 de setembro de 2010

Exercícios Abdominais


“Professor ! Eu já nasci com abdominal definido e bumbum durinho, será que preciso fazer abdominais?”

Já ouvi esta pergunta. Claro que meu aluno estava brincando, no entanto muitos têm uma preocupação apenas estética e por vezes acabam não dando a importância devida ao abdominal.

A musculatura abdominal, juntamente com a musculatura lombar e paravertebrais, serve de apoio para quase todos os movimentos que fazemos. Fortalecer esta musculatura serve para melhorar a qualidade e o desempenho de vários movimentos e funções corporais, assim como ajudar na função de proteção articular, principalmente da coluna lombar.

Pode-se dizer que no treinamento muscular, a musculatura do tronco é como se fosse a base e o alicerce de uma construção. Logo, fortalecer a região do tronco irá ajudar muito no fortalecimento dos outros segmentos corporais. Se o centro corpo não estiver forte e resistente, dificilmente conseguiremos trabalhar os outros segmentos com eficiência e segurança. Pessoas com pouca força e resistência nesta região, tendem a apresentar problemas posturais, além de dores como lombalgias por exemplo.

Os exercícios que habitualmente chamamos de abdominal supra, infra e obliquo são os mais prescritos em programas de exercícios e servem para trabalhar o reto abdominal e os oblíquos.

Muitas variações nos exercícios são usadas para aumentar a intensidade e a complexidade do trabalho abdominal. Superfícies inclinadas e instáveis, sobrecargas com pesos e variações na posição corporal são formas importantes para fortalecer o abdômen de forma mais efetiva.

A utilização de equipamentos ( bola suíça, elásticos, cabos, etc. ), posições de equilíbrio e movimentos globais são também estratégias importantes para trabalhar a musculatura do tronco. Exercícios de estabilização do tronco que estimule o Transverso do abdômen são fundamentais para um trabalho mais efetivo.

Em nossas aulas de Power Local os exercícios abdominais são sempre bem estimulados. Normalmente procuramos variar os tipos de exercícios utilizando diferentes ângulos e combinações entre estes exercícios para trabalhar a musculatura em sua totalidade. Variações no ritmo, nas posições e nas amplitudes de movimentos, são as formas que temos para intensificar os exercícios.

Importante lembrar que a musculatura abdominal, assim como toda musculatura esquelética, necessita de períodos de descanso e recuperação, e por isso deve-se respeitar um planejamento e uma periodização adequados. Não dá simplesmente para sair fazendo trocentos abdominais só porque no dia anterior se abusou da sobremesa.
Certo!? Outro momento falamos sobre questões mais estéticas do abdomen.
Abraço.
Leia tembém no link abaixo sobre circunferência abdominal.
.

Entre os objetivos da Power Local qual ou quais você considera mais importante?

Entre os grupos musculares que trabalhamos na aula, quais os grupos musculares que você mais importante?