sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Intensificando os exercícios


Início de Novembro já!
A Primavera está aí e o verão vem se aproximando... Normalmente é o período do ano em que as periodizações de treinamento nas academias se intensificam.
Na musculação, nas aulas de ginástica e nas atividades aquáticas em geral, é hora de falar sério com os exercícios. Apesar de estar iniciando a correria do fim de ano, é o momento de caprichar na academia, um pouco mais de disciplina e tenacidade irá, sem dúvida, refletir positivamente sobre os resultados.
Na musculação é importante ficar atento à periodização do treinamento. Trocar uma idéia com o professor sobre as trocas de treino, as variações de exercícios e ajustes de cargas ajuda muito para fazer a manutenção da periodização do treinamento. A freqüência semanal também é muito importante para a elaboração dos exercícios, pois, dependendo do número de vezes e dos dias da semana que se pretende treinar, diferentes estratégias podem ser usadas para potencializar os exercícios e ajudar nos objetivos que temos.

Na Power Local destaco três principais formas de intensificar os exercícios.

• Aumento de carga. É importante aumentarmos a carga de acordo com o número de repetições ou tempo em contração muscular. Quando terminamos uma série de repetições sentindo que poderíamos seguir fazendo a série é um forte sinal que precisamos aumentar os pesos.

• Aumento de amplitude. Na maioria dos exercícios quando trabalhamos com grandes amplitudes (dentro de limites seguros) aumentamos a intensidade. Em certos movimentos algumas amplitudes mais específicas também podem aumentar a intensidade do esforço por questões biomecânicas.

• Velocidade dos movimentos. Dentro de um mesmo intervalo de tempo, quanto mais rápido forem os movimentos, mais intensos serão os exercícios. Nas Aulas de hidro ginástica este fenômeno é muito evidente. Já na Power Local o ritmo já está determinado pela musica que varia entre 120 a 144 bpm. Dentro destes limites de ritmo, costumamos fazer as variações na velocidade dos movimentos para aproveitar ao máximo os exercícios.

É isto aí pessoal. Ainda que os exercícios possam ser cansativos e algumas vezes até doloridos, este cansaço e dor que sentimos durante as aluas é, sem dúvida, muito menor que o cansaço e dor que pessoas sedentárias sentem no dia-a-dia.

É hora de mostrar para os pesos e aparelhos quem que manda neles!!!

Nos vemos na academia.
.

Entre os objetivos da Power Local qual ou quais você considera mais importante?

Entre os grupos musculares que trabalhamos na aula, quais os grupos musculares que você mais importante?