sábado, 12 de dezembro de 2009

Ginástica Localizada e diminuição de gordura corporal

Existe ainda hoje um pensamento errôneo que somente exercícios aeróbios, exercícios cíclicos de baixa intensidade e longa duração, são indicados para o emagrecimento, e que os exercícios com peso, tecnicamente chamados de exercícios contra resistência, não seriam indicados para este objetivo.
parte da confusão está no fato de que as atividades aeróbias utilizam gordura como substrato energético, ou seja, a gordura é o principal combustível para estes exercícios, enquanto nos exercícios com pesos ( exercícios anaeróbios ) a principal fonte de energia é a glicolítica, que ocorre através da utilização do glicogênio muscular.
De fato se pensarmos em uma hora de exercício aeróbio contínuo e uma hora de exercícios com pesos, o gasto energético na atividade aeróbia tende a ser maior que na atividade com pesos.
No entanto, analisar somente este aspecto é muito superficial, pois não considera os vários fatores relacionados a exercícios e emagrecimento.
Os mecanismos fisiológicos do emagrecimento são muito mais complexos e não se limitam só ao momento do exercício.
Um mecanismo fisiológico interessante que contribui para a diminuição de gordura corporal é o EPOC (excesso de oxigênio consumido pós-exercício).
Mesmo depois que terminamos a aula de Local nosso metabolismo se mantêm elevado na tentativa de voltar ao equilíbrio. Uma série de ações fisiológicas é mantida. Ações imediatas ligadas à remoção de lactado, ressíntese de ATP/CP, restauração tecidual, restauração da temperatura corporal e do aumento da freqüência cardíaca. Ações mais prolongadas associadas ao efeito de vários hormônios como o cortisol, insulina, hormônios tireoidianos, o aumento do metabolismo celular e a atividade simpática também fazem com que o metabolismo se mantenha elevado.
No gráfico se pode visualizar melhor a ação do EPOC.

ECR ( exercício contra resistência )
No gráfico é possível ver que mesmo após a interrupção do exercício o Vo2 ( consumo de oxigênio ) se mantêm elevado.

Outro aspecto que contribui para a diminuição da gordura corporal está associado ao efeito crônico da prática de exercícios localizados.
A prática regular de exercícios com pesos promove um ganho a massa corporal magra e por conseqüência o aumento do metabolismo basal.
A melhora de massa corporal magra ajuda na diminuição do percentual de gordura, e ajuda a evitar o acúmulo de gordura localizada. Uma parcela maior de nossa ingestão calórica terá que suprir as necessidades metabólicas dos tecidos musculares e, por conseqüência, não irá ficar armazenada sob forma de gordura.
Já existem várias evidencias mostrando que a prática de exercícios com pesos, como a musculação e exercícios localizados, são eficientes para o emagrecimento em função do aumento do metabolismo basal a custa do ganho de massa corporal magra.
Em relação a este aspecto, é sabido por exemplo, que uma pessoa que faz uma hora de exercícios com pesos pode não gastar tantas calorias quanto gastaria em uma hora de exercícios aeróbios durante a sessão, porém, nas outras 23 horas do dia ela gastaria mais em função do metabolismo aumentado para recuperação e para as adaptações musculares.

Em relação às aulas de Power Local, existe outro aspecto que considero importante para o emagrecimento. Além do trabalho muscular localizado intenso e que abrangem os principais grupos musculares de relevo, a dinâmica e a estrutura da aula agrega a ela um forte componente aeróbio.
O aquecimento com passos da tradicional ginástica aeróbica já faz ajustes aeróbios como o aumento da freqüência cardíaca e da freqüência respiratória, garantindo uma característica também aeróbia para a aula.
No decorrer da aula, os intervalos reduzidos, a alternância de movimentos e segmentos corporais trabalhados, dão também características de exercícios aeróbios à aula, garantindo com isso não só a utilização de energia estocada nos músculos ( glicogênio ), mas também a utilização de gordura corporal como fonte de energia.

Falar e escrever sobre exercícios, emagrecimento, massa magra e todas estas coisas é muito bom, porque sempre surgem outras dúvidas e questões interessantes. O que é lógico, pois somos muito mais complexos que tudo isto e a prática de exercícios promove muitos outros benefícios. No entanto, fiz um esforço para não fugir do tema e me deter na nossa Power Local e emagrecimento.

Espero que tenham gostado.
Até a Local!

3 comentários:

  1. Oi Jofre!!

    O blog está barbaro, a ideia foi muito boa! Eu achei esse artigo muito interessante porque me explicou porque que eu suo e canso mais na tua aula do que num treino de musculação, sempre disse que tu aula era mais puxada.

    Quero te dar os parabéns pelo sucesso, a turma não para de crescer, as aulas estão ótimas e muito dinâmicas!

    Manoela

    ResponderExcluir
  2. Jofre!
    Maravilhosa esta tua matéria! Concordo plenamente com a Manuela.

    Hoje ainda tava pensando como tuas aulas são completas e mantêm, sempre a mesma qualidade!É o Big Mac da ginástica!

    Bjs e cada vez mais sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom Jofre!!! ficou bem explicado de forma que todos entendam.
    Parabéns!!

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita.
Assim que possível, responderei seu comentário.
Abraço!

Entre os objetivos da Power Local qual ou quais você considera mais importante?

Entre os grupos musculares que trabalhamos na aula, quais os grupos musculares que você mais importante?