sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Intensificando os exercícios


Início de Novembro já!
A Primavera está aí e o verão vem se aproximando... Normalmente é o período do ano em que as periodizações de treinamento nas academias se intensificam.
Na musculação, nas aulas de ginástica e nas atividades aquáticas em geral, é hora de falar sério com os exercícios. Apesar de estar iniciando a correria do fim de ano, é o momento de caprichar na academia, um pouco mais de disciplina e tenacidade irá, sem dúvida, refletir positivamente sobre os resultados.
Na musculação é importante ficar atento à periodização do treinamento. Trocar uma idéia com o professor sobre as trocas de treino, as variações de exercícios e ajustes de cargas ajuda muito para fazer a manutenção da periodização do treinamento. A freqüência semanal também é muito importante para a elaboração dos exercícios, pois, dependendo do número de vezes e dos dias da semana que se pretende treinar, diferentes estratégias podem ser usadas para potencializar os exercícios e ajudar nos objetivos que temos.

Na Power Local destaco três principais formas de intensificar os exercícios.

• Aumento de carga. É importante aumentarmos a carga de acordo com o número de repetições ou tempo em contração muscular. Quando terminamos uma série de repetições sentindo que poderíamos seguir fazendo a série é um forte sinal que precisamos aumentar os pesos.

• Aumento de amplitude. Na maioria dos exercícios quando trabalhamos com grandes amplitudes (dentro de limites seguros) aumentamos a intensidade. Em certos movimentos algumas amplitudes mais específicas também podem aumentar a intensidade do esforço por questões biomecânicas.

• Velocidade dos movimentos. Dentro de um mesmo intervalo de tempo, quanto mais rápido forem os movimentos, mais intensos serão os exercícios. Nas Aulas de hidro ginástica este fenômeno é muito evidente. Já na Power Local o ritmo já está determinado pela musica que varia entre 120 a 144 bpm. Dentro destes limites de ritmo, costumamos fazer as variações na velocidade dos movimentos para aproveitar ao máximo os exercícios.

É isto aí pessoal. Ainda que os exercícios possam ser cansativos e algumas vezes até doloridos, este cansaço e dor que sentimos durante as aluas é, sem dúvida, muito menor que o cansaço e dor que pessoas sedentárias sentem no dia-a-dia.

É hora de mostrar para os pesos e aparelhos quem que manda neles!!!

Nos vemos na academia.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita.
Assim que possível, responderei seu comentário.
Abraço!

Entre os objetivos da Power Local qual ou quais você considera mais importante?

Entre os grupos musculares que trabalhamos na aula, quais os grupos musculares que você mais importante?