quarta-feira, 18 de maio de 2011

ALONGAMENTOS

 Certa vez, por volta de 1814 mais ou menos, alguns amigos me convidaram para participar de um jogo de futebol. Logo pensei - os caras devem estar loucos! - Porque ninguém ali costumava jogar futebol, eu mesmo não jogava há anos, isso ia ser muito engraçado e certo que ficaríamos todos doloridos no outro dia, mas como o grupo estava muito determinado e focado... na carne e nas geladas que viriam depois do jogo, resolvemos partir para o desafio.
O Jogo foi legal. Me desloquei muito bem. Subia, voltava, marcava, recuava, saltava, caía e levantava. Acho que devo ter corrido o que o Guiñazú costuma correr por jogo. Consegui até chutar a bola algumas vezes. Mas tudo bem, estávamos quase todos no mesmo nível, e muito focados... no churrasco depois.
No final do jogo, depois de tanta correria eu estava certo de que iria ficar todo dolorido no outro dia, a famosa dor tardia. Mesmo que eu estivesse praticando exercícios, o fato de ter sido uma atividade que não estava acostumado com certeza me traria dores no dia seguinte.
Então tive a ideia de aproveitar a situação e fazer uma experiência. Resolvi alongar só a minha perna direita, ignorei completamente minha perna esquerda e fiz um bom e relaxante alongamento na direita.


Impressionante! No outro dia eu estava dolorido, mas era nítida a diferença de uma perna para a outra. A perna que eu não alonguei ficou realmente muito mais dolorida. Foi uma boa experiência prática que tive em relação a um dos benefícios dos exercícios de alongamentos.
Aliviar as dores é apenas um dos muitos benefícios dos alongamentos. Os Benefícios dessa prática se estendem a vários tipos de pessoas e suas necessidades específicas.
Um dos principais objetivos dos exercícios de alongamentos está associado ao aumento da amplitude de movimentos, ou seja, aumentar a capacidade de fazer movimentos aproveitando melhor a angulação que as articulações permitem. Melhorar esta capacidade pode facilitar muito o desempenho de tarefas importantes no dia-a-dia como tomar banho ou vestir-se, por exemplo.


Não tenho dúvidas que uma pessoa quando inicia a prática de exercícios de alongamentos, começa a encontrar mais facilidade em realizar várias tarefas motoras.

No esporte, entre os atletas, desconheço alguma modalidade onde os exercícios de alongamentos não façam parte do programa geral de treinamento.

Na academia, os exercícios de alongamentos também são usados como recursos para vários objetivos. Aumento da amplitude de movimentos, aquecimento e preparação para outros exercícios, reabilitações, relaxamento, etc.
Uma utilização que considero muito interessante dos alongamentos está relacionada à sua prescrição para manutenção da postura. Exercícios de flexibilidade associados com exercícios de força podem ser prescritos para melhorar aspectos posturais. Muitos desequilíbrios posturais podem ser amenizados e até corrigidos através de exercícios posturais específicos. A combinação de exercícios de fortalecimento para grupos musculares enfraquecidos com exercícios de alongamentos para grupos musculares retraídos e encurtados, podem ajudar significativamente na postura.

Neste sentido, é importante sabermos que habitualmente em uma avaliação física, é feita uma avaliação postural e alguns testes de flexibilidade, já para detectar possíveis desequilíbrios posturais que possam ser trabalhados no programa de treinamento. Converse com seu professor sobre este tema.

É isto aí pessoal, Aproveito para lembrar que aquela primeira espreguiçada pela manhã quando acordamos, já é uma manifestação quase involuntária da necessidade que temos de alongar. Então sem presa neste momento, aproveitem estes alongamentos, digo espreguiçadas, que com certeza já irá nos ajudar a ter um dia melhor.



Falamos na academia...

4 comentários:

  1. Gostei da parte do Guinazu! Hehehehe

    Mas fora a brincadeira, concordo com tudo o que foi dito quanto ao alongamento e nas vezes que lembro de alongar sempre me sinto muito bem. Há algum tempo atrás mantive uma rotina de alongamentos diários e a redução de dores musculares foram significativas, assim como o aumento na amplitude de movimentos. Mas assim que deixei de alongar senti que a flexibilidade naturalmente foi regredindo.

    Infelizmente muitas vezes escolhemos perder nosso tempo em frente ao computador conferindo facebook, orkut e outras bobagens, do que cuidar de nossa saúde física.

    Continue com as boas postagens meu querido, pois assim que posso sempre procuro ler.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Grande professor Vini..
    Obrigado pelo comentário.
    É bem isso aí mesmo. Ouço vários relatos na academia sobre o quanto as pessoas se sentem melhor quando fazem alongamentos.
    Além de muitas vezes preferirmos ficar no computador, como tu colocou, também me chama a atenção que em função da agitação e correria do dia-a-dia muitas pessoas não tem paciência de ficarem alguns minutinhos alongando, parece que sempre existe algo mais importante para fazer ou estão atrasadas. Neste caso, os alongamentos também podem servir para relaxar de diminuir o nível de estresse.

    ResponderExcluir
  3. Grande Jofre...
    Muito bom teu texto cara...
    Acho muito importante o alongamento estar inserido em uma prescrição de treinamentos. Posso afirmar isso pois percebo, na prática, os benefícios!
    Continua firme aí com teu blog!
    Abração

    ResponderExcluir
  4. Oi professor
    Adorei o texto. Muito bem escrito, por sinal.
    Concordo com tudo sobre o sentir-se bem após o alongamento. Cito meu exemplo no trabalho, onde devo ficar em torno de 8 horas sentada. Sempre dou um jeitinho de me "espreguiçar" na cadeira ou mesmo de pé, o que ajuda muito.

    Obrigada pela dica do blog. Abração.

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita.
Assim que possível, responderei seu comentário.
Abraço!

Entre os objetivos da Power Local qual ou quais você considera mais importante?

Entre os grupos musculares que trabalhamos na aula, quais os grupos musculares que você mais importante?