terça-feira, 10 de novembro de 2009

O músculo do sal na batata

Um dia destes estava falando com a Lucia e ela sugeriu que eu escrevesse algo sobre o músculo do tchauzinho, também conhecido como “músculo do sal na batata”, já que diferentemente de dar um tchauzinho, ainda não foi descoberto uma técnica de salgar batatinhas sem que se exponha o grau de flacidez desta região para os amigos da mesa.
Do ponto de vista estético, a mulher costuma se preocupar muito com a região do tríceps, pois é um ponto onde, por questões hormonais e sexo-específico, observa-se um acumulo acentuado de tecido adiposo subcutâneo. O acúmulo de gordura neste ponto é o principal fator que contribui para o aumento de volume e flacidez desta região.
Quando se engorda, fatalmente a região triceptal acumula boa quantidade de gordura subcutânea, o que faz aumentar o volume desta região e impõe uma adaptação do tecido cutâneo. A pele aumenta para permitir o aumento de volume. O problema é que, ao emagrecer e com a diminuição do volume, dependendo do nível de elasticidade da pele, este ponto pode aumentar a flacidez.
Um exemplo extremo são as pessoas efetivamente obesas que fazem tratamento para emagrecimento e precisam de procedimentos cirúrgicos para retirar a pele excessiva.

A prática regular de exercícios contribui muito para manutenção estética dos braços.

Um aspecto importante é que a prática regular de exercícios dificulta o aumento do percentual de gordura corporal e o acumulo de gordura localizada. O gasto energético com os exercícios, e também o aumento do metabolismo basal que eles proporcionam, contribui para manter os níveis de gordura corporal dentro de padrões saudáveis.
Do ponto de vista mais localizado e pensando neste problema especificamente, entendo que não basta só trabalhar a musculatura tricipital. É necessário trabalhar toda musculatura do braço, incluindo bíceps e ombros, proporcionando um trabalho mais harmônico e efetivo para combater a flacidez e melhorar a estética dos braços.
As relações de intensidade e volume devem respeitar uma periodização de treinamento e estar voltadas para o objetivo em questão. Normalmente se prioriza volume a intensidade, ou seja, se prioriza exercícios com mais repetições e intervalos reduzidos em relação a cargas elevadas e poucas repetições.
Certo !?
Buenas! Deu para escrever um pouco sobre ‘’O músculo do sal na batata’’, mas lembremos: O excesso de fritura e sal não é nada saudável e certamente só irá contribuir para aumentar esta flacidez.

Abraço!

4 comentários:

  1. Jofre!
    Agora entendi por que a gente trabalha o braço inteiro e o ombro.
    Amo as tuas aulas prof!
    bjsssss

    ResponderExcluir
  2. Valeu Lúcia!
    Obrigado pelo comentário.
    Até a Local

    ResponderExcluir
  3. Jofre,

    Parabéns pela idéia e iniciativa de fazer o blog!
    Muito legal!!! E adorei a matéria do músculo do sal na batata, além de muito bem escrita!
    Bom, espero ser esta a primeira de muitas... Abraço

    ResponderExcluir
  4. Por enquanto não posso salgar batatas em público...kkkk
    valeu pelas dicas teacher.
    Abraço, Elisangela

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita.
Assim que possível, responderei seu comentário.
Abraço!

Entre os objetivos da Power Local qual ou quais você considera mais importante?

Entre os grupos musculares que trabalhamos na aula, quais os grupos musculares que você mais importante?