quarta-feira, 18 de novembro de 2009

KM DE BRINQUEDOS 2009

KM DE BRINQUEDOS 2009

Bem lembrado Mari !

A Mariana pediu para divulgarmos mais sobre a campanha das arrecadações de brinquedos KM DE BRINQUEDOS.
A Natasul colocou uma caixa para doação brinquedos para ajudar a campanha, e realmente a caixa ainda está quase vazia.
É isso aí gente! Vamos encher aquela caixa, e ajudar a melhorar o Natal dos pequeninhos.
Segue o link da campanha:
http://poa.gentenova.com/2009/10/km-de-brinquedos-2009.html

terça-feira, 10 de novembro de 2009

O músculo do sal na batata

Um dia destes estava falando com a Lucia e ela sugeriu que eu escrevesse algo sobre o músculo do tchauzinho, também conhecido como “músculo do sal na batata”, já que diferentemente de dar um tchauzinho, ainda não foi descoberto uma técnica de salgar batatinhas sem que se exponha o grau de flacidez desta região para os amigos da mesa.
Do ponto de vista estético, a mulher costuma se preocupar muito com a região do tríceps, pois é um ponto onde, por questões hormonais e sexo-específico, observa-se um acumulo acentuado de tecido adiposo subcutâneo. O acúmulo de gordura neste ponto é o principal fator que contribui para o aumento de volume e flacidez desta região.
Quando se engorda, fatalmente a região triceptal acumula boa quantidade de gordura subcutânea, o que faz aumentar o volume desta região e impõe uma adaptação do tecido cutâneo. A pele aumenta para permitir o aumento de volume. O problema é que, ao emagrecer e com a diminuição do volume, dependendo do nível de elasticidade da pele, este ponto pode aumentar a flacidez.
Um exemplo extremo são as pessoas efetivamente obesas que fazem tratamento para emagrecimento e precisam de procedimentos cirúrgicos para retirar a pele excessiva.

A prática regular de exercícios contribui muito para manutenção estética dos braços.

Um aspecto importante é que a prática regular de exercícios dificulta o aumento do percentual de gordura corporal e o acumulo de gordura localizada. O gasto energético com os exercícios, e também o aumento do metabolismo basal que eles proporcionam, contribui para manter os níveis de gordura corporal dentro de padrões saudáveis.
Do ponto de vista mais localizado e pensando neste problema especificamente, entendo que não basta só trabalhar a musculatura tricipital. É necessário trabalhar toda musculatura do braço, incluindo bíceps e ombros, proporcionando um trabalho mais harmônico e efetivo para combater a flacidez e melhorar a estética dos braços.
As relações de intensidade e volume devem respeitar uma periodização de treinamento e estar voltadas para o objetivo em questão. Normalmente se prioriza volume a intensidade, ou seja, se prioriza exercícios com mais repetições e intervalos reduzidos em relação a cargas elevadas e poucas repetições.
Certo !?
Buenas! Deu para escrever um pouco sobre ‘’O músculo do sal na batata’’, mas lembremos: O excesso de fritura e sal não é nada saudável e certamente só irá contribuir para aumentar esta flacidez.

Abraço!

domingo, 1 de novembro de 2009

Exercícios para Glúteos

Trabalhar glúteos nas aulas de ginástica localizada é praticamente uma obrigação. Em nossa cultura um bumbum malhado tem o seu valor e é sempre citado como objetivo. Em todas as enquetes que já fiz e em conversas mais individuais, sempre me relatam o desejo de se trabalhar bem esta região.
Fora esta questão social em relação ao glúteo, o fortalecimento desta musculatura é extremamente importante do ponto de vista funcional. O glúteo também chamado carinhosamente de bumbum, é formado na verdade por três musculaturas: Glúteo máximo, médio e mínimo. O Glúteo máximo, a porção mais volumosa e mais forte, é responsável pelos movimentos de extensão e rotação externa do quadril. O glúteo médio é mais atuante na abdução do quadril e o Glúteo mínimo além de ajudar nos movimentos já citados, é o responsável pela rotação interna.
Portanto. Com todas estas funções, os Glúteos em conjunto com outros grupos musculares são responsáveis por vários movimentos do dia-a-dia como sentar e levantar, caminhar, subir escadas e lombas. Ele é responsável também pela posição do quadril na postura corporal.
Os principais exercícios de glúteos, onde se trabalha a musculatura isoladamente, são os exercícios em quatro apoios. A posição em quatro apoios permite um trabalho bem específico e eficiente. Esta posição também permite trabalhar a musculatura em vários ângulos e direções, o que garante um trabalho bem completo desta musculatura. Os agachamentos também trabalham a musculatura glútea, juntamente com a musculatura das coxas (quadríceps e ísquios tibiais) os glúteos são recrutados com muita intensidade nestes movimentos. Exercícios em decúbito dorsal ( báscula ) e decúbito lateral ( abdução e rotação de quadril ) são opções interessantes para trabalhar todas as fibras musculares dos glúteos.
Então é isso.
Como sempre falo. Não vamos dar trégua para as caneleiras, elas são nossas grandes ajudantes.
Abraço!

Entre os objetivos da Power Local qual ou quais você considera mais importante?

Entre os grupos musculares que trabalhamos na aula, quais os grupos musculares que você mais importante?