domingo, 18 de abril de 2010

Princípios de treinamento físico

Um dos principais questionamentos que ouço na academia está relacionado aos tipos de exercícios.

Jofre ! Qual o melhor exercício para o tríceps?
Professor! É melhor fazer este exercício com os pés apoiados ou suspensos? De qual maneira trabalha melhor?
É melhor fazer 15 ou 10 repetições?

Acho muito legal que haja estes questionamentos, pois mostra interesse e curiosidade. Afinal, os questionamentos surgem porque não somos só músculos e articulações, e isso me afasta cada vez mais da visão dualista de Descartes que separa corpo e mente.
Buenas!
É muito difícil que um exercício seja simplesmente melhor que outro, ou mesmo um método melhor que outro. Até porque, se fosse assim, haveria só um tipo de exercício para cada grupo muscular. Iríamos prescrever só o “melhor exercício” ou o “melhor método de treinamento”.
Ocorre que cada exercício possui suas características específicas. Eles possuem alguns aspectos positivos para uma determinada situação e em outras situações nem tanto. Muitos aspectos podem estar envolvidos.
Quando prescrevemos um conjunto de exercícios precisamos considerar as características, necessidades e objetivos dos alunos com base nos recursos que possuímos e nas teorias e princípios de treinamento físico.

Segue então um resumo dos princípios do treinamento físico.
Alguns princípios regem o treinamento físico servindo de apoio e ponto de partida para qualquer modalidade e programa de condicionamento físico.

Principio da individualidade biológica
Este princípio considera as particularidades individuais. O indivíduo é resultado da sua carga genética e do meio em que vive. Agrego a isso que o indivíduo é um ser que age, pensa e sente sem distinção alguma.

Princípio da adaptação
O exercício físico promove um estresse, ele quebra o equilíbrio dinâmico que nosso organismo funciona em condições normais, e isto acaba cansando e debilitando nosso corpo e nossas capacidades físicas.
Então, após a sessão de treinamento nosso organismo se recupera do estresse dos exercícios e se adapta, melhorando as capacidades e preparando-se para suportar de maneira mais eficiente um novo estresse ou estímulo.

Princípio da sobrecarga
Tão logo nos adaptamos ao estímulo do exercício, melhorando as capacidades físicas gerais e específicas vamos necessitar de novos estímulos. Como já estamos mais fortes e resistentes, as cargas iniciais já não promovem um estímulo tão eficiente, e precisamos de novos estímulos de acordo com a nova condição.

Princípio da progressão
A sobrecarga dos exercícios deve ser modificada de maneira gradual, respeitando os períodos de adaptações fisiológicas. Quando nos adaptamos aos estímulos aplicados e à sobrecarga de treinamento, torna-se importante mudar e progredir com o programa de exercícios através de variáveis de treinamento como carga, repetições, tipos de exercícios e suas variações etc.

Princípio da interdependência Volume-Intensidade
Este princípio aborda a relação entre estas duas variáveis importantíssimas num programa de condicionamento físico.
Normalmente existe uma alternância entre as duas variáveis:
Quando maior o volume (quantidade) menor deve ser a intensidade (qualidade) e quanto maior a intensidade menor deve ser o volume.
Na ginástica e musculação podemos entender como volume:
· Número de exercícios
· Número de séries
· Número de repetições
Intensidade:
· Peso
· Amplitude
· Velocidade, ritmo
· Variações específicas de movimentos
· Nível de dificuldade

Princípio da especificidade
Este princípio determina a importância de haver ligação entre os exercícios propostos com as necessidades e individualidades do praticante bem como seus objetivos. Os exercícios devem ser semelhantes às valências e capacidades que se pretende melhorar.

Princípio da variabilidade
Fundamentado no treinamento total, também chamado de princípio da Generalidade. Para um trabalho completo há necessidade de utilizar as mais variadas formas de treinamentos e variações de exercícios.

Princípio da Saúde
Este princípio está ligado ao principal objetivo da prática de exercícios físicos que é a melhora da saúde de seus praticantes. Entendo que este é o objetivo mais nobre da prática de exercícios. Deve ser um compromisso ético do educador físico.

Estas teorias de treinamento são fundamentais para a prescrição e periodização dos exercícios. Porém não se pode deixar de lado os aspectos emocionais, ambientais e culturais, como sugerem alguns autores. Além disso, eu agregaria também os aspectos cognitivos e a importância da interação professor alunos.

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