quinta-feira, 10 de junho de 2010

Efeitos dos exercícios de força sobre a pressão arterial de indivíduos hipertensos

Resumo.

É consenso na literatura, a importância e a eficiência dos exercícios aeróbios no tratamento não farmacológico de indivíduos hipertensos na diminuição crônica dos níveis pressóricos . Porém, em relação a exercícios de força parece ainda haver controvérsias, que podem, por vezes, desencorajar os profissionais da saúde na recomendação e utilização desses exercícios. Com base nessa problematização o presente estudo de revisão bibliográfica teve como objetivo analisar o que os pesquisadores estão observando em relação aos exercícios de força para estes indivíduos. Para isso, relatamos inicialmente alguns estudos que evidenciam a influência positiva do treinamento aeróbio na diminuição dos níveis pressóricos de indivíduos hipertensos. Posteriormente são relatados pareceres que desaconselham exercícios de força, com base nas respostas cardiovasculares que apresentam aumento elevado nos níveis pressóricos. No decorrer do estudo é apresentado argumento de autores favorável a estes exercícios para promoção de saúde dos hipertensos. Estes autores baseiam-se principalmente no duplo produto e acreditam que os exercícios de força não chegam a oferecer riscos aos hipertensos. Concluímos deste modo, que os exercícios de força não parecem ser tão eficientes na diminuição crônica da pressão arterial, quando comparados aos exercícios de aeróbios moderados, porém parecem ser de fundamental importância na melhoraria da qualidade de vida do hipertenso, melhorando sua capacidade de força e sua segurança cardiovascular para desempenhar tarefas do dia-a-dia que impõem a necessidade de promover força muscular mais intensa.

Segue o link com o artigo completo que publiquei no site da EF ARTIGOS sobre exercícios de força e hipertensão.

http://efartigos.atspace.org/fitness/artigo38.html

Veja também a apresentação do artigo em Power Point

http://jofrefitness.blogspot.com/2009/12/exercicios-de-forca-e-hipertensao.html

abraço.

3 comentários:

  1. Olá blogueiro!

    O número de pessoas com hipertensão no Brasil aumentou de 21,5%, em 2006, para 24,4%, em 2009. A hipertensão é uma doença silenciosa e ataca todas as faixas etárias. Por isso, junte-se à campanha de combate e controle da hipertensão do Ministério da Saúde. Você pode ajudar na conscientização da população por meio do material de campanha que disponibilizamos para download. Caso se interesse, entre em contato com fernanda.scavacini@saude.gov.br
    Obrigado!

    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir
  2. Tenho interesse sim em ajudar na divulgação da campanha de controle a hipertensão e demais campanhas que visem a promoção de saúde e incentivo a prática de atividade física.

    Obrigado pelo convite e sucesso com a campanha.

    Farei contato.

    ResponderExcluir
  3. Jofre Dutra Vargas CREF 1693/RS,
    Agradecemos pelo apoio e pela ajuda no devido esclarecimento sobre a hipertensão. Hoje no Brasil, existem mais de 30 milhões de hipertensos que precisam entender e cuidar da sua saúde para viver mais e melhor.
    Atenciosamente,
    Ministério da Saúde
    comunicacao@saude.gov.br

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita.
Assim que possível, responderei seu comentário.
Abraço!

Entre os objetivos da Power Local qual ou quais você considera mais importante?

Entre os grupos musculares que trabalhamos na aula, quais os grupos musculares que você mais importante?