quarta-feira, 10 de março de 2010

Atividade física, exercício físico e esporte


Nadar, caminhar, correr, jogar futebol, são ações que podem ser observadas sob vários enfoques.
Correr, por exemplo:
Posso correr para fugir da chuva, posso correr em uma esteira sob a orientação de um professor com o objetivo de emagrecer, ou posso correr competindo em uma maratona.
Deste modo, o ato de correr, em si, pode ser visto de várias maneiras, seja como uma atividade física como simplesmente fugir da chuva, seja como um tipo de exercício físico realizado em uma esteira ou mesmo como um esporte competitivo como as provas de corrida do atletismo. E como agora estamos em um país olímpico, acho oportuno ajudar a divulgar definições que nos ajudem a entender melhor como as diversas manifestações e práticas corporais fazem parte de nosso contexto.
Entendo que a compreensão destas definições, além de ser fundamental para os profissionais da saúde e educadores no desenvolvimento de suas práticas, poderia ser de conhecimento comum, contribuindo para a cultura de todos.
Seguem as definições apontadas pelo Conselho Regional de Educação Física ( CREF2/RS )

ATIVIDADE FÍSICA
Atividade física é todo movimento corporal voluntário humano, que resulta em um gasto energético acima dos níveis de repouso, caracterizado pela atividade do cotidiano e pelos exercícios físicos. Trata-se de comportamento inerente ao ser humano com características biológicas e sócio-culturais.
No âmbito da intervenção do profissional de Educação Física, a atividade física compreende a totalidade de movimentos corporais, executados no contexto de diversas práticas: ginástica, exercícios físicos, desportos, jogos, lutas, capoeira, artes marciais, danças, atividades rítmicas, expressivas e acrobáticas, musculação, lazer, recreação, reabilitação, ergonomia, relaxamento corporal, ioga, exercícios compensatórios, atividade laboral e do cotidiano e outras práticas corporais.

EXERCÍCIO FÍSICO
Seqüência sistematizada de movimentos de diferentes segmentos corporais, executados de forma planejada, segundo um determinado objetivo a atingir.
Uma das formas de atividade física planejada, estruturada, repetitiva, que objetiva o desenvolvimento da aptidão física, do condicionamento físico e habilidades motoras ou reabilitação orgânico funcional, definido de acordo com diagnóstico de necessidades ou carências específicas de seus praticantes, em contextos sociais diferenciados.

DESPORTO / ESPORTE
Atividade competitiva, institucionalizado, realizado conforme técnicas, habilidades e objetivos definidos pelas modalidades desportivas, determinado por regras preestabelecidas que lhe dá forma, significado e identidade, podendo também, ser praticado com liberdade e finalidade lúdica estabelecidas por seus praticantes, realizado em ambiente diferenciado, inclusive na natureza ( jogos: da natureza, radicais, orientação, aventura e outros ). A atividade esportiva aplica-se, ainda, na promoção da saúde e no âmbito educacional de acordo com diagnóstico e/ ou conhecimento especializado, em complementação a interesses voluntários e/ ou organização comunitária de indivíduos e grupos não especializados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita.
Assim que possível, responderei seu comentário.
Abraço!

Entre os objetivos da Power Local qual ou quais você considera mais importante?

Entre os grupos musculares que trabalhamos na aula, quais os grupos musculares que você mais importante?