sábado, 27 de março de 2010

Zona alvo de treinamento


Uma forma simples e pratica para avaliar a intensidade dos exercícios aeróbios é a verificação da freqüência cardíaca.
Possuir esta habilidade é muito importante para que se possa avaliar se o exercício aeróbio está sendo realizado em uma intensidade adequada.
A técnica para esta verificação é feita através do apoio dos dedos indicador e médio sobre a artéria radial situada no prolongamento da linha do polegar, ou sobre a artéria carótida no pescoço.
A Freqüência cardíaca recomendada para o treinamento aeróbio de pessoas sadias fica em torno de 60 à 85% da freqüência cardíaca máxima.
A formula proposta por Karvonen determina que a freqüência cardíaca máxima é 220-idade.
A partir deste valor calcula-se 60% como a FC mínima e 85% como a máxima para um trabalho que vise condicionamento aeróbio e emagrecimento.
Como verificar?
Imediatamente ao termino do exercício verifica-se a freqüência em 15 segundo. Multiplica-se este valor por 4 para saber os valores por minuto ou pode-se usar também os valores absolutos em 15 segundos comparando-se com os valores ideais para este período.
Se os batimentos ficarem entre os valores de 60 à 85% é um forte indício de que a atividade foi eficiente e segura.
Existem outras formulas e métodos para o cálculo da zona alvo de treinamento, peça ajuda a um professor de Educação Física caso tenha dificuldade.
Cabe ressaltar que o profissional mais habilitado para ensinar a verificar a F.C. é o professor de Educação Física. Esta pratica deveria, na minha opinião, fazer parte do currículo escolar nas aulas de educação física.

É isto aí pessoal quem tiver dificuldade de encontrar o pulso, me peça uma ajuda na academia.
Abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita.
Assim que possível, responderei seu comentário.
Abraço!

Entre os objetivos da Power Local qual ou quais você considera mais importante?

Entre os grupos musculares que trabalhamos na aula, quais os grupos musculares que você mais importante?